quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Conto 1 - Parte 5

Acordei e já estava descendo para o porão quando o telefone tocou. Era um senhor que havia me contratado a mais de um mês para reformar um de seus quadros, só que até agora não havia colocado a mão no quadro, pois havia muito trabalho para fazer no porão, o homem estava furioso. Mais pude me justificar com ele por causa do casamento e da lua de mel, mais o problema era pior, por que já haviam passado um mês que eu estava trabalhando no porão e não havia percebido? Como era possível eu ter passado tanto tempo trabalhando ali sem perceber aquilo era muito estranho, mas ao mesmo tempo eu não podia deixar de cuidar do porão naquele momento, já que não existiam condições de trabalhar ali, mais se não terminasse aquele quadro logo teria problemas.
Justifiquei-me com as pessoas que estava ao telefone e estava descendo para o porão para continuar o trabalho quando o telefone tocou novamente, era outro proprietário perguntando se o quadro que ele tinha me entregue para reparos estava pronto, este a situação ficou um pouco pior, por que o quadro que ele tinha pedido para eu restaurar tinha sido me entregue quase um mês antes do casamento, que seria novamente a minha desculpa, e foi, me justifiquei ao maximo que pude para tentar convencê-lo de que o quadro estaria pronto em alguns dias e que ele poderia vir buscá-lo o no limite de uma semana.
Subi para o sótão para pegar os quadros que tinha que restaurar, no momento eu estava com cinco quadros para serem restaurados, mais dois deles tinha que ser restaurados com urgência, ao ver os quadros percebi que para conseguir restaurá-los precisaria de muito mais tempo do que aquele que falei, mais tinha que ser feito nem que eu ficasse sem dormir por alguns dias, peguei todos os quadros e fui para o porão para tentar trabalhar naquela bagunça, mas ao passar pela cozinha tinha um recado de minha amada dizendo que um proprietário, um terceiro havia ligado enquanto eu dormia querendo saber se seu quadro estava pronto e ela lhe disse que ligasse mais tarde para falar diretamente comigo, isto queria dizer que o telefone ainda iria tocar naquele dia, e eu não tinha tempo, comecei a trabalhar, mais olhava toda aquela bagunça e não conseguia me concentrar, tinha que arrumar o porão, ou pelo menos limpa-los, e foi o que eu fiz, retirei tudo de dentro do porão e o limpei inteiro.
Todo aquele sal que tinha no chão estava a muito tempo me incomodando, e eu precisava limpa-lo urgentemente, as paredes não conseguiria pintar naquele momento, mais a sujeira poderia toda sair, e foi exatamente o que eu fiz, retirei toda a sujeira, arrumei a parede na parte em que ela de dividia em duas fazendo delas somente uma, quebrei e refiz algumas partes que estavam precisando ser feitas para colocar fiação, e então limpei tudo novamente para que eu conseguisse trabalhar, só que isso tudo havia demorado três dias para ser feito, só tinha dois dias para restaurar dois quadros, por que o terceiro proprietário eu tinha conseguido enrolar dizendo que iria entregar o quadro na outra semana.
Nestes dias que estava trabalhando no porão tinha visto minha amada pouco, e achei aquilo estranho parecia que ela havia se afastado de mim, por algum motivo que eu não entendia, mas então pensei que era por causa do trabalho, como ela sabia que eu tinha alguns quadros para entregar que estavam atrasados e como eu estava atarefado ela deve ter me deixado um pouco mais a sós para conseguir terminar o meu trabalho a tempo, mais o problema é que eu mal tinha começado, e não sabia o que fazer, dois quadros em dois dias era como ter que fazer um em cada dia, era impossível até mesmo por que um dos quadros parecia que havia passado pela segunda guerra onde as bombas tivessem estourado todas em cima dele. Só que as paredes precisavam ser arrumadas também e foi o que eu fiz.
Mal havia colocado a mão em quadro nenhum, quando o primeiro proprietário bateu a minha porta, quem atendeu foi a minha amada que foi me chamar já que naquele dia eu não havia acordado com ela, pois não havia ido dormir com ela, eu tinha ficado trabalhando a noite toda no porão que só subi para dormir quando ela saiu para trabalhar e só estava acordando na hora do almoço, ela me chamou e eu não sabia o que fazer, eu lavei o rosto e pensei: “se for o proprietário do segundo quadro estou perdido, mais se for o do outro vai ser tranqüilo, vou mostrar o estado do quadro e lhe explicar qualquer coisa que ele não entenda para conseguir me livrar dele por mais algum tempo”.
Desci as escadas para falar com ele e suspirei profundo quando vi quem era, estava com sorte, já tinha ensaiado as desculpas quando lhe disse:
- Bom dia. Vou buscar seu quadro, mais preciso lhe dizer que temos um probleminha, mais primeiro vou lhe mostrá-lo.
A face do homem ao escutar as minhas palavras não foram nada agradáveis, até mesmo por que ele era um cliente novo que tinha sido indicado por outro cliente que confiava em meus serviços, se eu falhasse com ele não só poderia perder um cliente mais dois e o amigo dele me rendia bons trabalhos. Então fui para o porão, e algo maravilhoso aconteceu, os quadros estavam prontos, não só o daquele proprietário, mais todos os cinco quadros, não me lembrava de ter feito aquilo, mais também não importava, estavam prontos, peguei o quadro e subi.
Ao mostrar o quadro para ele, seu queixo foi ao chão estava maravilhoso como se estivesse novo, como se o próprio artista tivesse acabado de fazê-lo, como aquilo tinha acontecido, eu não sei, mais não importava, podia terminar de cuidar do porão e meu trabalho não estaria mais atrasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário