terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Conto 19

Parte 1

O ano era 1588, hoje eu sei isso naquela época isso não importava, naquele momento eu era apenas o xambé do chefe, o grande sábio que todos vinham para buscar apoio e conhecimento, e talvez hoje eu entenda tudo isso, talvez hoje eu possa ver que meu xaré estava certo e que tudo deveria ficar como estava. Mas nada disso importa mais, vamos apenas deixar as coisas escritas para que um dia todos possam saber a verdade.
Fazia um ano que tínhamos sido vistos, já havíamos sido expulsos de nossas terras por esse povo sem cor quando vieram e decidiram que tudo o que tínhamos aqui era deles, que nossas terras eram suas, que nossos costumes de nada valiam e que sua religião era muito mais importante que as nossas crenças, havíamos após a fuga nos estabelecemos no Vale, próximo ao rio hoje chamado de paraíba.
Estava muito preocupado com o que poderia acontecer com meu povo novamente o que poderíamos passar, ter que nos mudar ou até pior, fui a meu pai expor minhas preocupações e ele simplesmente me disse:
- A guerra só trará mais guerra, e com ela mais dor e sofrimento para nosso povo.
Não podia me conformar, fui até nosso xamã para que intercedesse junto a meu pai, mas novamente continuei sem ajuda, a única coisa que me disse foi:
- Seu pai é o chefe pelo motivos certos, estamos cada um colocados no papel que lhe é devido.
As duas pessoas que poderiam me dar ouvidos não fizeram, aqueles que poderiam me ajudar estavam me dando as costas, e eu podia sentir que algo ruim estava por vir.
Não ficávamos muito tempo parados no mesmo lugar deixaríamos que a natureza seguisse seu caminho e seu ciclo natural, aproveitamos do que ela poderia prover naquele momento então seguia nosso caminho em busca de outros lugares que ela poderia nos prover novamente, deixando-a se reconstruir, estávamos prontos para partir quando a luz voltasse, irritado com o que estava acontecendo sai a luz da lua para ver se deixava aquelas ideais partirem de minha cabeça.
Foi quando pela primeira vez à encontrei, um vulto negro que naquele momento não pude distinguir, parecia me seguir, parecia querer se alimentar, assim voltei o mais rápido que pude para tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário