terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Conto 11 - Parte 5

Ele me olhou e disse:

- Você não nem sabe se será um sucesso, o que acha vale o risco.

Pedi para que ele esperasse alguns minutos, fui ao quarto dos fundos onde dormia, peguei me primeiro livro, aquele que eu havia escrito a muito tempo atrás, e aquele que estava segundo eu o mais fraco, pois era o que havia menos técnica e experiência como escritor e lhe entreguei, ele sorriu e disse:

- Como garantia publicarei seu livro com um pseudônimo, assim ninguém saberá que é você e poderá me esperar aqui sem problemas algum até que seu livro se torne famoso e você possa se apresentar para as editoras como o escritor real.

Ele sorriu e saiu.

Naquele lugar eu não tinha muitas noticias do mundo, mas via muitas pessoas, encontrava muita gente durante alguns dias, alguns dias não havia ninguém, mas comecei a perceber que muitas das pessoas que passavam vinha carregando o mesmo livro, não conseguia ver qual era, só conseguia ver que era a mesma capa.

Até que um dia uma moça sentou no balcão e colocou o livro sobre a mesa, ali pude ler o nome do livro “Segredos da Lua”, era o nome do meu livro, o nome do livro que eu havia entregado aquele homem, o livro que contava a historia de um homem que havia se apaixonado pela lua, tinha que perguntar, quando fui entregar seu pedido perguntei:

- Moça que livro é esse que está lendo, tenho visto muito ele por aqui.

Ela sorriu com um pouco de dó, me olhando com um caipira afastado do mundo e respondeu:

- Esse é o livro mais vendido do ano, ele se tornou um dos livros mais procurados pelo país a ponto de não possuir mais livros para venda em lugar algum.

Agradeci e não pude acreditar, aquele era o meu livro, era o meu livro, aquele que havia sido levado por aquele homem, que estranhamente não me lembro o nome, mas foi eu olhar para a porta que lá estava ele parado com aquele sorriso macabro, como se soubesse que havia pensado nele, como se soubesse que eu havia descoberto que meu livro era um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário